Reflexões a partir da Trans-Ceará

Depois de ler alguns dos relatos aqui apresentados você pode estar pensando: E o que eu tenho a ver com tudo isso? Essa é a mesma pergunta que por vezes fazemos diante de situações como a crise do mensalão, a desigualdade social, o racismo, a fome, as crianças nas ruas, a miséria...

Estes são problemas de nosso tempo. Problemas esses que todos encontramos a cada dia e que nos enchem de indignação e tristeza. Mas quem é o responsável pela situação atual do Brasil? Quais as pessoas que contribuem para a manutenção do status quo? Quem tem o poder para mudar panorama tão desanimador?

A resposta que sempre ouvimos é “eles”. Eles, os poderosos, eles, que tem dinheiro, eles, que estão no governo, eles, que estão no comando das grandes corporações. Mas posso te falar algo, essa é a resposta errada.

A resposta correta para as questões feitas acima é “nós”. Eu e você somos responsáveis pela atual situação do nosso país, seja no âmbito social, político ou cultural. Nós temos o poder e a responsabilidade de mudar esse triste panorama. E sua responsabilidade cresce se você é cristão.

Nos dias em que passei no Ceará vi em muitas ocasiões situação revoltantes. Crianças sem futuro, famílias desestruturadas, jovens andando sem rumo... O fato de ter convivido com essa realidade, que é tão diferente da minha, mas ao mesmo tempo tão próxima ­– basta visitar qualquer morro do Rio – não me faz uma pessoa melhor que você. Ao invés disso me deixou constrangido diante do pouco que tenho feito para que haja uma mudança.

O nosso Senhor nos manda ser luz em um mundo de trevas. Mas quando olhamos nossa igreja vemos que essa luz fica apenas entre quatro paredes. De que adianta ter cultos maravilhosos, com palavras edificantes, músicas bem executadas, se, como igreja, somos insípidos.

Não faço essa crítica apenas à minha igreja. Faço esta crítica a minha prática como cristão e à todo o corpo de Cristo ao redor da Terra. Estamos perdendo tanto tempo em discussões que não levam a lugar algum, enquanto o mundo precisa do amor transformador de Cristo.

Assuma sua responsabilidade. Ore e pergunte ao Pai o que você tem a ver com tudo o que temos vivido. Certamente Ele te responderá. Que Deus te abençoe.

“Tema a Deus, e guarde os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem”. Eclesiastes 12.13

2 Comments:

  1. Anônimo said...
    Estou gostando muito disso aqui. Ate breve, meu caro!
    Anônimo said...
    Parabéns pela excelente página ou blog, além de um missionário, temos também um jornalista muito sensível. Concordo que a responsabilidade é nossa.
    Quanto a Canoa Quebrada, acho que são falésias

Post a Comment