Um filho da cultura

A notícia que está na boca das pessoas de todo o mundo é apenas uma: a morte daquele que é considerado o rei da música pop, Michael Jackson.

Em meio aos inúmeros depoimentos sobre este artista um, em minha opinião, sintetizou muito bem o que Michael Jackson representava. Segundo o cantor Jorge Mautner, Michael Jackson,“dos pés à cabeça, foi um filho da cultura”.

Penso que é uma ótima definição, que me faz pensar sobre os produtos de nossa cultura. Será que eles propõem uma existência saudável para o ser humano?

Ao olhar para a vida de Michael Jackson, que era um dos grandes produtores culturais e, acima de tudo, um produto dela, afirmo que a resposta é não. Parece que ele nunca se encontrou como indivíduo e partiu em uma jornada que, infelizmente, não havia final, a busca de uma identidade culturalmente mediada.

É triste perceber que nossa sociedade propõe uma existência caótica, na qual o ser humano não consegue valorizar a si e aos outros por aquilo que têm de mais singular, mas tende a viver a partir dos pressupostos apresentados pelos meios de comunicação, que não têm compromisso algum com o bem-estar das pessoas.

6 Comments:

  1. André Decotelli said...
    Cara, postei agora uma matéria sobre isso também. Somos culpados por alimentar essa "cultura"!

    E sobre o comentário do livro do Rob Bell, empresto sim. Semestre que vem te levo lá no seminário.
    Pedro Grabois said...
    Fala Fábio, o Aguiar! uheuhehue

    Cara, interessante isso.
    Pensar em identidade, formação da identidade... pensar em como o indivíduo forma a sua própria subjetividade, etc. Tenho estudado coisas relacionadas a isso também.

    A gente podia jogar nesse debate a questão da espiritualidade e do quanto ela é importante para a formação da subjetividade do indivíduo. A gente pode cruzar ainda isso com a questao da cultura e notar que se vive a espiritualidade na cultura e através dela... uhm, várias questões... taí, lancei!

    abração!
    Ruben Marcelino said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Ruben Marcelino said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Ruben Marcelino said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Ruben Marcelino said...
    Fiquei espantando com a morte do Michael. Vieram-me lembranças da infância e da adolescência: o álbum "Thriller" (que ganhamos lá em casa em LP), o desenho do Jackson Five, o "break", "We are the world", "Black or White", e por aí vai!

    Lamentei a morte da pessoa e a morte do artista. Melodias como "Rock With You" e "Billie Jean" soam tristes. É curioso que, num momento em que acontece um "revival" dos anos 80, essa mesma época, de certo modo, morra com o Michael Jackson (É assustador que o Michael Jackson apenas como uma imagem digital pareça soar tal qual um "vaticínio" em "De Volta Para o Futuro 2").

    Lamento o rumo que a vida dele tomou e a maneira como acabou. Deixou uma arte admirável, feita de sensibilidade e talento. Quanto ao seu descanso a partir de agora, só Deus sabe. Entretanto, a criatividade decorrente da imagem do Criador não foi desperdiçada, ainda que nem sempre bem orientada.

Post a Comment