Posse de Obama

Nesta terça, Barack Hussein Obama assumiu a Presidência dos Estados Unidos em um momento de inúmeras incertezas e conflitos ao redor do mundo.

Seja por causa da crise econômica ou pelos inúmeros conflitos agora existentes – vide o caso da Faixa de Gaza – o novo presidente americano é visto como aquele que pode conduzir seu país, e o mundo, para um futuro melhor.

Esta é uma percepção interessante, pois vai ao encontro da doutrina do Destino Manifesto – por meio da qual os americanos se percebem como os eleitos de Deus para comandarem a humanidade para dias melhores.

Obama – que adotou em sua campanha as palavras esperança e mudança como seus lemas – dá indícios de ser um político mais aberto e mais preocupado com os outros povos do que seu antecessor – George W. Bush.

No entanto, para todos aqueles que ouviram as palavras que pronunciou em seu discurso de posse fica evidente que Obama deseja, acima de tudo, fazer com que os EUA voltem a assumir um papel de protagonista na esfera internacional.

Para alguns esta confiança extrema dos americanos em si mesmos é vista apenas como uma demonstração de arrogância. Porém, esta postura também nos ajuda a entender como este povo se constituiu como nação.

Acredito que para o americano, se perceber como alguém que faz parte de um povo que tem um destino especial traçado por Deus deve ser um algo que lhe motiva muito a contribuir para o bem de sua nação e para não se deixar abater pelas dificuldades.

Daí, penso que surge a possibilidade de o povo americano assumir o papel de protagonista na esfera internacional. Pois, só é líder aquele que, em primeiro lugar, se enxerga como alguém que pode oferecer algo ao outro.


É verdade que esta é uma opção perigosa, pois a vaidade se torna uma companhia constante. No entanto, creio que talvez possamos aprender um pouco com ela para que possamos nos tornar uma nação melhor.

2 Comments:

  1. Unknown said...
    Oi Fábio, como vão as coisas por aí?
    Aqui estão bem GRAÇAS A DEUS!

    Rapaz fiz um passeio pelo teu blog e cliquei no sexxxchurch e vi que eles tiveram uma visão de ministério muito importante, fiquei pasmo com a ousadia deles e não sei como descrever. Peço a Deus que os dirija e que eles tenham discernimento pra prosseguir.

    Lá tem uma carta do Augusto Nicodemos que fala sobre sexo antes do casamento que vale muito apena ler.

    Um abraço deste irmãozinho,
    Pet.
    Anônimo said...
    Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Post a Comment