Uma das palavras da moda no ambiente eclesiástico é discipulado. Há uma profusão de métodos e livros sobre este assunto, porém me parece que muitos não captam o real espírito desta prática.
Em que realmente consiste o discipulado cristão? Penso que para alcançar uma resposta adequada é necessário um olhar atento para os Evangelhos.
A primeira observação a ser feita é que discipulado é imitação de Cristo. Aqui não há muito o que explicar. Imitar a Cristo é se tornar cada vez mais parecido com Ele. Entretanto, você pode se perguntar: Como um ser decaído pode imitar Jesus? Acredito que este é um processo que envolve a renovação da mente e do coração através da ação do Espírito Santo (este assunto merece um post especial).
Além disso, os Evangelhos indicam que o ato de discipular tem íntima relação com caminhar junto e compartilhar. Jesus sempre estava proclamando as Boas Novas às multidões, mas os discípulos eram apenas aqueles que se dispunham a caminhar com o mestre.
A última observação que gostaria de fazer sobre o discipulado é sobre o fim do mesmo. O discipulado aponta para a cruz: Símbolo do amor sacrificial que o discípulo deve ter e de sua vitória sobre a morte.
"Leva-me à Cruz
Onde Seu amor foi derramado
Traga-me de joelhos
Senhor, eu me prostro
Liberte-me de mim mesmo
Eu pertenço a Ti
Leva-me, leva-me à Cruz"
Marcadores: cristianismo, discipulado, vida, vida cristã
1 Comment:
-
- Anônimo said...
8:22 PMEste comentário foi removido por um administrador do blog.